Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus
No Porto de Manaus encontram-se várias construções que juntas formam um conjunto Arquitetônico e que foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987.
Todo visitante pode contemplar o porto pois oferece grandes obras arquitetônicas que fizeram parte da história de Manaus.
Igreja Matriz de N. S. da Conceição
A Igreja Matriz de N. S. da Conceição também faz parte da história da cidade de Manaus, pois ela foi à primeira igreja da cidade construída, após a fundação de Manaus.
Voltada para o Rio Negro, com suas belas escadarias que sugerem o desenho de uma lira; o prédio impressiona pela sua beleza e sobriedade.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
O Mercado municipal teve toda uma história em sua construção. Foi oficialmente inaugurado em 1882 e considerado uma réplica do extinto mercado Les Halles, de Paris, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais.
Palácio Rio Negro
Foi construído para ser a residência de um rico comerciante da borracha, o alemão Waldemar Scholtz, o Palácio Rio Negro foi inaugurado no final do século XIX e ficou conhecido, na época de sua construção como Palacete Scholtz. Apartir de 1911 passou a sediar o governo Estadual e o Estado acabou comprando este imóvel, que começou a ser chamado de Palácio Rio Negro.
Porto Flutuante de Manaus
Maior porto flutuante do mundo e alimenta Zona Franca de Manaus, e de extrema importância para a região Norte do Brasil. O Porto está situado a margem do Rio Negro, e nos disponibiliza a ver uma arquitetura bem peculiar. Também possui toda uma história, proveniente do ciclo econômico, que a borracha proporcionou a cidade.
Teatro Amazonas
Símbolo da prosperidade e riqueza vivida no período áureo da borracha. Teve seu projeto aprovado para a construção em 1881 e nesta época Manaus vivia o auge do Ciclo da Borracha, era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira.Para a construção do teatro foram trazidos da Europa, vários arquitetos, pintores, construtores e pintores.O Teatro amazonas é simplesmente espetacular, pois no salão nobre, tem características barrocas e destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia".
O Teatro possui toda uma diversidade de ambientes, concebidos com diferentes materiais, daí ser considerado um espaço sobremaneira eclético.
É, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividas na fase áurea da borracha.
Encontro das águas
Um fenômeno natural que é resultado da junção das águas escuras do famoso Rio Negro com as águas barrentas do Rio Amazonas, mais conhecido como Rio Solimões. As águas correm lado-a-lado e não se misturam por uma determinada distancia percorrida. Elas não se misturam devido á diferença das temperaturas, densidades e correntezas das águas.
Este encontro é espetacular, aonde a natureza pode ser contemplada.
Jardim Botânico "Adolpho Ducke"
O jardim Botânico é um dos principais atrativos naturais oferecidos pela cidade. Aqui muitas pessoas podem descobrir as maravilhas da biodiversidade amazônica. O Jardim recebe turistas do mundo inteiro, e também a população local.
Este Jardim Botânico encanta a todos que o visitam e oferece os seguintes serviços:
Trilhas interpretativas, com serviço de guias;
Biblioteca especializada em atender os que procuram informações sobre botânica e meio ambientes;
Acervo dirigido aos estudantes do ensino médio e fundamental;
Exposições, eventos e cursos com temas ambientais;
Educação ambiental;
Produção de mudas;
Espaços para o desenvolvimento de pesquisas.
Praia Ponta Negra
Um dos principais pontos turísticos da cidade, localizado no bairro mais nobre de Manaus e com uma ótima infra-estrutura. Ali as pessoas podem se divertir e descansar desfrutando de belas paisagens
Zoológico do CIGS - Centro de Instruções de Guerra na Selva
Este lugar proporciona aos visitantes informações sobre a fauna da região.
Atualmente, possui cerca de 171 animais de 58 espécies. Além de palestras e atividades práticas relativas à preservação do meio ambiente e fauna, o zoológico também investe na recuperação de animais vitimizados para devolução aos seus habitats naturais.