Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Visite Manaus/ Come to visit Manaus



Total de visitas: 87163
HISTÓRIA E CULTURA

 


Manaus em 1865

 

Manaus foi Fundada em 1669 com o forte de São José do Rio Negro e tornou-se vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa "mãe dos deuses".

Foi transformada legalmente em cidade em 24 de outubro de 1848 com o nome de "Cidade da Barra do Rio Negro" e somente em 1856 voltou a ter seu nome atual.

Manaus foi destaque no século XX, na época áurea da borracha, e era conhecida como "Coração da Amazônia" e "Cidade da Floresta". 

A história de Manaus inicia-se em 1669, coma  colonização européia na região com a implementação de um forte em pedra e barro o  "Forte de São José da Barra do Rio Negro".

O forte foi construido para garantir o domínio da coroa de Portugal e para evitar a invasão de holandeses. 

Devido à colonização portuguesa, muitos traços  e obras indígenas foram apagados e pode-se notar isso pela destruição do cemitério indígena, onde se encontra, atualmente, a Praça Dom Pedro e o Palácio Rio Branco.

Com a proclamação da república em 15 de novembro de 1889, a Província do Amazonas passou a ser o Estado do Amazonas, tendo como capital a Cidade de Manáus.

 A borracha, que é matéria-prima de indústrias mundiais, passou a ser cada vez mais procurada e devido a crescente demanda o processo de migração para Manaus de nordestinos e brasileiros de outros estados, aumentou significamente.

A imigração de judeus, franceses, ingleses, gregos, italianos, portugueses entre outros também aumentou gerando crescimento demográfico.

Esse período foi conhecido como fase áurea da borracha, a cidade cresceu e  ganhou o serviço de transporte coletivo, eletricidade, água e telefonia e foi referência internacional das discussões sobre doenças tropicais, saneamento e saúde pública.

Com a criação da Zona Franca de Manaus em 1960, Manaus é hoje a capital que mais cresceu economicamente nos últimos quarenta anos.

CULTURA

A formação histórica Manaus é o resultado da miscigenação das três etnias básicas que compõem a população brasileira: o índio, o europeu e o negro, formando, assim, os mestiços da região (caboclos). A cultura do município, foi influencidada pelos povos nativos da região e pelos diversos grupos de imigrantes, principalmente espanhóis, portugueses e franceses e  migrantes de outras regiões que ali se estabeleceram.

 Manaus tornou-se  então uma cidade com ampla mescla cultural, tendo na sua arquitetura traços europeus e na sua culinaria pratos de varias regiões do país devido a migração, principalmente a nordestina. 

 Manaus possui teatros, museus, casas de shows, instituições de ensino, galerias de arte, bibliotecas e Casa da Cultura, e é uma cidade rica em música, artes plásticas, e literatura.

Nos eventos folclóricos que acontecem nos meses de junho e julho, há o tradicional desfile dos Bois-Bumbás que é palco atrativo para milhares de pessoas que querem conhecer mais sobre o folclóre amazonense.

Leia na pagina ao lado mais informações sobre Festas tipicas de Manaus.